Um filme de 16 quilotons: Oppenheimer, por Emmerson José

Baseado no livro O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, escrito por Kai Bird e J. Sherwin, filme foi lançado em 2023 e levou sete Oscars

NOTÍCIAS

10/31/20251 min read

“Se eu soubesse que os alemães falhariam na construção da bomba atômica, não teria participado da abertura dessa caixa de Pandora”. Essa frase de Albert Einstein resume bem o arrependimento do físico alemão em ter apoiado a criação do artefato e de ter escrito uma carta em 1939 ao então presidente americano Roosevelt, fazendo um alerta sobre a possibilidade de a Alemanha desenvolver uma arma nuclear, o que levou à criação do Projeto Manhattan. É aí que entra a história de Oppenheimer.

Robert Oppenheimer (interpretado no filme por Cillian Murphy) foi um físico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório Los Alamos durante o projeto que tinha como missão projetar e construir as primeiras bombas atômicas. Essa trama que mostra como foi o início da criação da ‘Little Boy’, bomba lançada em Hiroshima, tem longa duração, mas interpretações fantásticas e uma aula de história.

Filme que abocanhou sete Oscars (incluindo melhor filme, melhor diretor para Christopher Nolan e melhor ator para Cilian Murphy), Oppenheimer foi lançado em 2023 e está disponível na Netflix. A cena do encontro de Einstein com Oppenheimer em um grande jardim, acompanhado de um ‘conseguimos’, já vale o play. (Emmerson José)

* Seguem algumas dicas já publicadas no site A Bahia Fala e onde assistir: A Noite Que Mudou o Pop (documentário), Elvis (filme), Nascido em 4 de Julho (filme), O Alfaiate (filme), Som da Esperança (filme) , Gran Torino (filme), Fauda (série) , A Sociedade da Neve (filme) , A Casa (filme), Toda Luz que Não Podemos ver (série), Som da Faixa (série), Rush, No Limite da Emoção (filme), Adolescência (série), A Negociação (filme) , Granizo (filme), Dia Zero (série), O Casamento de Romeu e Julieta (filme), Caramelo (filme)