Fauda, por Emmerson José: série fantástica e que jamais se perderá no tempo, está disponível na Netflix

Fauda é uma leitura pesada do conflito de Gaza, a relação de Israel com os palestinos e é a nossa dica para o fim de semana. Quatro temporadas espetaculares

NOTÍCIAS

8/8/20251 min read

Numa sentada, já se foi a primeira temporada dessa série, que retrata profundamente o conflito israelense-palestino e que tem no seu elenco atores israelenses, árabes e palestinos. Fauda (que significa CAOS em árabe) foi criada por Lior Raz, que interpreta Doron, líder das Forças Especiais de Israel na série. O suspense político foi filmado em locais reais do conflito. Lior trouxe para Fauda sua experiência na vida real de ex-agente israelense. Aliás, a terceira temporada parece ter saído das telas para o mundo real, diante das proporções que a guerra tem alcançado nos últimos anos e o retrato dos milhares de túneis criados por terroristas na região.

Lior Raz, inclusive, saiu da ficção e do glamour que a série trouxe e mergulhou na guerra verdadeira que seu país trava contra o grupo terrorista Hamas. Além do protagonista, o ator Idan Amedi (que interpreta Sagi em Fauda) também caiu nas trincheiras e a informação é de que foi gravemente ferido. Já o artista Itzik Cohen, que fez o Gabi (capitão Ejoy) está auxiliando na propaganda governista de Israel. É a ficção e a realidade misturadas em apenas uma série. Por isso, é imperdível. Fauda encontra-se disponível na Netflix. (Emmerson José)

* Seguem algumas dicas já publicadas no site A Bahia Fala e onde assistir: A Noite Que Mudou o Pop (documentário), Elvis (filme), Nascido em 4 de Julho (filme), O Alfaiate (filme), Som da Esperança (filme) , Gran Torino (filme).