Vem pra Caixa você também: escritor Eduardo Bueno leva R$ 3,27 milhões de patrocínio da Caixa Econômica Federal
A Caixa firmou em janeiro deste ano contrato de R$ 3,27 milhões com o escritor Eduardo Bueno, mais conhecido como Peninha, que comemorou a morte de Charlie Kirk nesta semana
NOTÍCIAS
9/17/20252 min read


Como dizia o jingle famoso da Caixa nos comerciais: ‘Vem Pra Caixa Você Também’. O acordo, feito sem licitação, prevê a atualização de duas obras do autor (que não é o Peninha músico, bom lembrar) sobre a história da instituição financeira. A ação faz parte das comemorações pelos 165 anos do banco, que serão celebrados em 12 de janeiro de 2026. A apuração foi feita pelo Terra.
Segundo informações publicadas no Diário Oficial da União em 23 de janeiro, o projeto envolve novas edições dos livros "Caixa: Uma História Brasileira (2002)" e "Caixa: 150 Anos de uma História Brasileira (2010)". Além disso, estão previstas uma versão comemorativa, uma edição bilíngue em formato digital (que chique) e também uma websérie documental inspirada no conteúdo das obras.
O contrato foi realizado de forma direta, sem abertura de processo licitatório. A Caixa justificou a escolha com base no reconhecimento da autoria das obras, argumentando que a continuidade do trabalho só poderia ser feita pelo próprio escritor. O banco também ressaltou que o projeto busca preservar a memória institucional e divulgar a trajetória da estatal em formatos atualizados e acessíveis.
Apesar do prestígio no meio literário, Eduardo Bueno enfrenta críticas recentes devido a declarações feitas em suas redes sociais. Em vídeo publicado no Instagram, o escritor ironizou o assassinato de Charlie Kirk, ativista conservador norte-americano.
"É sempre terrível, né? Um ativista ser morto por suas ideias, exceto quando é o Charlie Kirk. Mataram o Charlie Kirk. Ai, coitado, tomou um tiro, não sei se na cara", afirmou. "O Charlie Kirk. Tem duas filhas pequenas, que bom para as filhas dele, né? Que bom"", continuou, acredite, você leitor.
Lembrando que Charlie Kirk, um ativista político conservador, foi morto em 10 de setembro, após ser baleado durante um evento na Universidade Utah Valley, em Utah. Kirk deixou esposa e dois filhos, se é que o ‘escritor’ sabe disso...
Fonte: Portal Terra e revista Oeste, com comentários da Redação do A Bahia Fala
A Bahia Fala
O portal que fala a sua língua.
Contato
Nosso e-mail