Uma semana depois, operação contra a ‘Gatonet’ continua

Desde quinta-feira (27), o Brasil registrou bloqueio de 558 serviços piratas de streaming. Estima-se que mais de cinco milhões de usuários foram afetados

NOTÍCIAS

12/4/20251 min read

Desde quinta-feira (27), o Brasil registrou bloqueio de 558 serviços piratas de streaming. A derrubada de sites e plataformas de distribuição audiovisual ilegal é resultado da Operação 404, liderada pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com Argentina, Equador, Paraguai, Peru e Reino Unido.

No domingo (30), uma decisão da Justiça Argentina derrubou mais 22 aplicativos usados no Brasil, como BTV, Red Play e Blue TV. Algumas das plataformas bloqueadas funcionavam por meio de TV boxes, aparelhos que viabilizam acesso a serviços de streaming pela televisão. Os aparelhos podem ser usados no país desde que sejam homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A ação foi nomeada em referência ao código de resposta “erro 404” que indica quando uma página na internet não é encontrada ou está indisponível. Desde a primeira etapa da operação, deflagrada em novembro de 2019, foram bloqueados mais de 3,8 mil serviços de distribuição ilegal de conteúdo audiovisual e jogos que funcionavam em sites, aplicativos e canais em redes sociais.