Segura essa, Maduro! A Venezuela respira. Maria Corina Machado é da paz

Maria Corina Machado, opositora do ditador Nicolas Maduro na Venezuela, é a vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025

NOTÍCIAS

10/10/20251 min read

Com essa, o arrogante e bajulado por muitos não contava. Maria Corina Machado, opositora do ditador Nicolas Maduro na Venezuela, é a vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025. O anúncio foi divulgado nesta sexta-feira (10) pelo Comitê Norueguês do Nobel.

Corina foi reconhecida pela defesa pacífica da democracia e dos direitos humanos em meio à crise política no país. O prêmio também inclui bonificação em dinheiro de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões), entregue pelo Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo. O prêmio será entregue a todos os vencedores no dia 10 de dezembro.

O Comitê Norueguês do Nobel destacou que Corina venceu “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

A organização afirmou durante o anúncio que Machado ajudou a “manter a chama da democracia acesa em meio a uma escuridão crescente”. O Prêmio Nobel foi criado pelo químico e empresário sueco Alfred Nobel, criador da dinamite. A primeira premiação foi dada em 1901.