Se amadurecer muito, cai da árvore: Trump Autoriza a CIA realizar operações secretas na Venezuela

O objetivo é de intensificar campanhas para retirar o presidente Nicolás Maduro do poder, informa o jornal The New York Times

NOTÍCIAS

10/15/20251 min read

Segundo o jornal norte-americano The New York Times, o governo de Donald Trump autorizou secretamente nesta quarta-feira, a Agência Central de Inteligência (CIA) a realizar operações secretas na Venezuela, com o objetivo de intensificar campanhas para retirar o presidente Nicolás Maduro do poder. A informação foi revelada por autoridades americanas ao jornal, sob condição de anonimato.

A medida, descrita como uma "descoberta presidencial", permite que a CIA conduza ações letais e outras operações encobertas contra o regime da Venezuela, de forma unilateral ou em conjunto com as Forças Armadas dos Estados Unidos.

Nas últimas semanas, o exército dos EUA intensificou ataques a embarcações na costa venezuelana, sob a justificativa de combater o tráfico de drogas, que resultaram em 27 mortes. Apesar do governo Trump afirmar que o intuito era desmantelar o narcotráfico, fontes americanas apontam que a meta principal sempre foi enfraquecer o regime de Maduro e forçar sua saída do poder.