Perturbação sem limites: ligações indevidas para celulares crescem e a Anatel sabe e tem registros

Milhares de baianos recebem todos os dias inúmeras ligações indevidas de telemarketing e queixas são registradas na Anatel e no Procon-BA

NOTÍCIAS

7/4/20251 min read

Milhares de baianos recebem todos os dias inúmeras ligações indevidas de telemarketing, mas apenas 198 baianos denunciaram à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o recebimento dessas ligações indesejadas entre janeiro e maio deste ano. O número de denúncias mais que dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 91 reclamações, mostra matéria do jornal Correio.

Outro órgão que contabilizou dados de queixas foi a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA). Em 2024, foram registradas 92 ocorrências, enquanto a primeira metade de 2025 conta com 43 casos até o momento.

A Anatel disponibiliza uma série de medidas que podem ajudar a diminuir – e até cessar por um tempo – as ligações indesejadas. O uso do prefixo 0303 para as chamadas de telemarketing é uma delas. Toda vez que um número tem essa sequência inicial, trata-se de uma empresa do setor e qualquer pessoa pode bloquear os números através da lista de bloqueios.

Os baianos que quiserem fugir das chamadas insistentes são orientados pela Procon-BA a cadastrar o número no sistema Não Me Perturbe, do Governo Federal. Em até 30 dias após o cadastro, as empresas participantes do sistema não poderão mais ligar para os números cadastrados. Fonte: Correio