Patinetes elétricos: fiscalização continua, segundo a Semob

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), segue fortalecendo as ações de segurança viária voltadas para o uso de patinetes elétricos na capital baiana

NOTÍCIAS

8/15/20251 min read

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), segue fortalecendo as ações de segurança viária voltadas para o uso de patinetes elétricos na capital baiana. Em parceria com a empresa Jet, credenciada para realizar a operação do modal, iniciativas de conscientização e fiscalização têm promovido mais segurança para usuários e pedestres, além de contribuir para a mobilidade sustentável da cidade.

De janeiro até a primeira semana de agosto de 2025, foram realizadas 76 escolas de condução segura, capacitando aproximadamente 4,5 mil pessoas sobre o uso adequado do equipamento e as regras de circulação. No mesmo período, foram realizadas mais de 8,2 mil abordagens preventivas, com orientações sobre conduta responsável, e quase 1,5 mil suspensões permanentes de contas de usuários que descumpriram normas de segurança e convivência no trânsito.

O impacto positivo da operação também pode ser medido pelos números do serviço. Foram registradas 393.438 viagens no período, com 123.614 usuários ativos na plataforma.

O decreto municipal 40.301/2025, que regulamenta a operação de patinetes elétricos em Salvador, estabelece requisitos específicos para os equipamentos, como idade mínima permitida para uso, campainha obrigatória, limitador de velocidade, sinalização noturna e sistema de freios eficaz, conforme já divulgamos aqui no site. O documento segue a Resolução nº 996/2023 do Contran, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da cidade, além de estar em conformidade com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/2012). Fonte: Secom PMS - Foto: A Bahia Fala