Patinetes elétricos em Salvador entram em nova fase de regulamentação

Salvador inicia uma nova etapa na organização dos patinetes elétricos compartilhados, após a sua regulamentação, segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob)

NOTÍCIAS

9/20/20251 min read

Já havíamos publicado aqui no site as novas regras para a circulação de patinetes elétricos em Salvador, que chegam agora a uma nova fase. Passado o período de testes e acompanhamento do comportamento dos usuários, a capital agora inicia uma nova etapa na organização dos patinetes elétricos compartilhados após a sua regulamentação.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) está implantando demarcações físicas que conciliam os pontos virtuais existentes no aplicativo com áreas delimitadas no espaço público para dar mais clareza e segurança ao serviço.

Nesta primeira fase, oito locais na Barra, que concentram o maior número de retiradas e devoluções, receberam sinalização horizontal no piso para indicar o espaço de estacionamento dos patinetes. O objetivo é garantir que os usuários encontrem facilmente onde iniciar e encerrar as viagens, já que o aplicativo segue exigindo a coleta e devolução exclusivamente dentro das estações virtuais rastreadas por GPS. Até o fim do ano, a previsão é que as 30 estações mais movimentadas também recebam a demarcação física.

Atualmente, Salvador conta com 335 estações virtuais de patinetes indicadas no aplicativo da empresa credenciada. O usuário só consegue encerrar a viagem dentro dessas áreas e registrar uma foto do equipamento. Caso esteja fora do perímetro autorizado, o aplicativo não permite o encerramento e orienta para a estação mais próxima. Fonte: Secom PMS - Imagem: A Bahia Fala