Operação Gatonet na Bahia a partir dessa segunda

Dezenove municípios baianos irão receber na próxima semana a Operação Gatonet, realizada pela Neoenergia Coelba

NOTÍCIAS

9/21/20252 min read

Dezenove municípios baianos irão receber, na próxima semana, a Operação Gatonet, realizada pela Neoenergia Coelba para remover os cabos irregulares de telefonia e internet dos postes da distribuidora. De segunda (22) a sexta-feira (26), profissionais da distribuidora estarão percorrendo as principais vias das cidades ordenando a fiação. A ação acontecerá de maneira simultânea e visa diminuir a poluição visual, aumentar a segurança da população e reduzir os riscos de incêndios provocados por esses provedores.

Os municípios em que a Operação Gatonet será realizada são: Salvador, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas, Nazaré, Feira de Santana, Alagoinhas, Juazeiro, Quixabeira, São Gonçalo dos Campos, Antas, Filadélfia, Vitória da Conquista, Jequié, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Brumado Itaberaba e Matina. As cidades foram escolhidas devido ao alto número de provedores irregulares, que terão os seus cabos removidos caso não se regularizem com a Neoenergia Coelba.

Além das ações em campo, a distribuidora lançou um portal que permite a população verificar se a operadora que presta o serviço de internet é regular. Isto garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança. A Neoenergia Coelba recomenda que só contratem os provedores regulares, que estão disponíveis no link a seguir: Link.

Os provedores de internet irregulares têm à disposição um canal exclusivo para que se regularizem e evitem que os seus cabos sejam retirados e o fornecimento de internet interrompido. A Neoenergia Coelba disponibiliza um canal de atendimento direto para as empresas. Através do e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, as operadoras poderão tirar suas dúvidas e receber orientações sobre o assunto.

A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas. ​Fonte: Tribuna