O cuidado com pacientes obesos ou ‘emagrecidos’ no dentista, por Telmo Moraes Pedreira

NOTÍCIAS

6/11/20252 min read

Que o sobrepeso e a obesidade são um problema crônico de saúde pública, todos nós já sabemos e o Ministério da Saúde do Brasil valida essa estatística.
E como efeito reparador desta epidemia global o Brasil já ocupa o segundo lugar no ranking mundial de cirurgias bariátricas, perdendo apenas para os Estados Unidos da América.
E na odontologia? Há uma necessidade de uma atenção individualizada para esses pacientes?
A resposta é SIM.
Mais que isso, eu diria que esse SIM abrangeria 3 circunstâncias do tratamento.
Para efeitos didáticos dividiria essa resposta em 3 fases.

Situação 1: Aqueles pacientes que não quiseram ou não puderam se submeter a essa cirurgia. Este paciente que tem um IMC* acima de 30 já terá dificuldades na visita ao consultório odontológico. A própria posição na cadeira de procedimento do dentista torna-se desconfortável para o paciente aqui referido. Há também um risco muito alto de uma diabetes tipo 2 em decorrência desta obesidade. A diabetes interfere diretamente na saúde bucal, principalmente na qualidade do periodonto (gengiva) e no risco de qualquer procedimento cirúrgico.

Outrossim e de igual importância é o paciente que eu classificaria aqui como; Situação 2: Aqui me refiro ao paciente recém submetido à uma cirurgia bariátrica. Ele irá passar por uma alteração abrupta na sua dieta o que levará a uma incidência maior de episódios de refluxo gastroesofágico, o que levará a alterações do pH da saliva ocasionando cáries e ou perimolise*.

Situação 3: O paciente “pós bariátrico” necessita de um cuidado diferenciado. Aqui ele já estará reestruturando todo seu estilo de vida, com ajustes na dieta e acompanhamento psicológico. A suplementação com vitaminas é essencial na manutenção da estrutura dentária e em casos do uso de medicamentos psicotrópicos teremos muita atenção ao risco colateral de xerostomia (a temida boca seca) o que irá prejudicar a conservação dos dentes já que a saliva é um importante protetor natural da superfície dentária (esmalte dentário).
Portanto, é fundamental que os cirurgiões dentistas tenham conhecimento sobre as necessidades específicas dos pacientes pré e pós bariátricos e desenvolvam estratégias para lidar com esses desafios.

*IMC: O Índice de Massa Corporal (IMC) é um cálculo que avalia a relação entre o peso e a altura de uma pessoa, e é usado para determinar se ela está no peso ideal, abaixo ou acima do peso.

*Perimólise: Perimólise dentária, também conhecida como erosão dental, é uma condição em que o esmalte dos dentes é desgastado devido à ação de ácidos, resultando na perda de substância dental.

Telmo Moraes Pedreira
CROBA 6670
Graduado na UFBA/2002

* A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a opinião do nosso portal.