Nem o filme, nem o carro: cuidado com o Maverick
Um novo tipo de vírus está sendo espalhado no WhatsApp nos últimos meses. O arquivo ‘zip’ é a porta de entrada
NOTÍCIAS
10/17/20251 min read


Um novo tipo de vírus está sendo espalhado no WhatsApp nos últimos meses. Os criminosos enviam arquivos compactados no formato “.zip” que, ao ser aberto, infecta os aparelhos e permite o acesso a um dos 26 bancos e seis corretoras de criptomoedas monitorados.
Chamado de Maverick, o vírus é capaz de controlar totalmente o dispositivo, realizando capturas de tela, monitorando o acesso a sites, registrar o que é digitado e até usar a conta de WhatsApp da vítima para se espalhar. O alerta é de um estudo da Kaspersky, empresa especializada em cibersegurança.
Segundo a Kaspersky, foram registrados o bloqueio de mais de 62 mil tentativas de infecção do vírus no mês de outubro. A empresa ressalta que o novo trojan compartilha um código semelhante ao Coyote, identificado em 2024, além de usar o mesmo mecanismo de criptografia para ocultar a lista de bancos alvos
Segundo Anderson Leite, analista sênior de segurança da Kaspersky na América Latina, o que chama atenção no Maverick é a sofisticação. “A capacidade de se espalhar automaticamente pelo WhatsApp o torna um worm com potencial de crescimento exponencial, elevando o impacto do golpe. É uma das cadeias de infecção mais complexas que já vimos para um trojan bancário”, destacou. Portanto, muito cuidado aos leitores.
A Bahia Fala
O portal que fala a sua língua.
Contato
Nosso e-mail