Ministério da Saúde recomenda mamografia a partir dos 40 anos, mesmo sem sintomas de câncer de mama

O Ministério da Saúde fez o anúncio nesta terça-feira e vai garantir o acesso à mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS) a mulheres de 40 a 49 anos

NOTÍCIAS

9/23/20251 min read

O Ministério da Saúde, visando melhorar o diagnóstico e assistência contra o câncer de mama, anunciou, nesta terça-feira (23/9), que vai garantir o acesso à mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS) a mulheres de 40 a 49 anos, mesmo sem sinais ou sintomas da doença.

A faixa etária concentra 23% dos casos e a detecção precoce aumenta as chances de cura. A recomendação é que mulheres com essa idade tenham os exames feitos sob demanda, e a paciente deve ser orientada sobre os benefícios e desvantagens de fazer o rastreamento.

Outra novidade é a ampliação da faixa etária para o rastreamento ativo, quando a mamografia deve ser solicitada de forma preventiva a cada dois anos. A idade limite, que até então era de 69 anos, passará a ser até 74 anos. Quase 60% dos casos da doença estão concentrados dos 50 aos 74 anos e o envelhecimento é um fator de risco para o câncer de mama.