Lei Magnitsky dos EUA: o que pode vir por aí

O governo Trump prepara uma série de novas retaliações contra o Brasil, que devem ser anunciadas já na próxima semana

7/27/20251 min read

Os Estados Unidos poderiam impor sanções a bancos e instituições financeiras que mantiverem relações comerciais com alvos de medidas punitivas americanas. A medida seria implementada por meio da Lei Magnitsky, que prevê sanções secundárias contra entidades que mantenham negócios com alvos de restrições.

As instituições bancárias que mantiverem contas correntes ou realizarem operações com pessoas sancionadas podem perder o acesso ao sistema financeiro americano. Isso afetaria significativamente as operações financeiras, especialmente aquelas que envolvem transações em dólar e relações com bancos dos Estados Unidos.

Segundo apurou a CNN Brasil, o governo Trump prepara uma série de novas retaliações contra o Brasil, que devem ser anunciadas já na próxima semana. As medidas incluem sanções contra autoridades brasileiras. As novas sanções devem atingir inicialmente o alto escalão do Palácio do Planalto e sanções contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), baseadas na lei Magnitsky.

Além das sanções financeiras, há previsão de outras medidas restritivas, como a suspensão de vistos para determinadas autoridades brasileiras.