Já estão valendo as novas regras do saque-aniversário do FGTS

As novas regras que limitam a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já entraram em vigor

NOTÍCIAS

11/3/20251 min read

As novas regras que limitam a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) entraram em vigor neste final de semana. A mudança, aprovada pelo Conselho Curador do FGTS e implementada pela Caixa Econômica Federal, altera o funcionamento dos empréstimos que permitem ao trabalhador antecipar valores futuros do fundo.

Segundo o Ministério do Trabalho, o objetivo é evitar que trabalhadores fiquem desamparados em caso de demissão e reduzir o impacto da modalidade sobre os recursos do FGTS, que também financiam programas habitacionais e obras de infraestrutura.

Atualmente, 21,5 milhões de trabalhadores, o equivalente a 51% das contas ativas do FGTS, aderiram ao saque-aniversário, e cerca de 70% deles já fizeram operações de antecipação junto a bancos.

Entenda:

· A antecipação do saque-aniversário funciona como um empréstimo bancário: o trabalhador pede ao banco o adiantamento dos valores que teria direito a sacar nos próximos anos;

· Em troca, o banco cobra juros e usa o saldo do FGTS como garantia da operação;

· Até agora, não havia limite de parcelas, valor ou número de operações.

· Era possível antecipar até 10 anos de saques e contratar mais de uma operação ao mesmo tempo.

Com a nova regra, o governo impõe limites de valor, número de parcelas e prazo de contratação. Fonte: Agência Brasil