Fogo na COP-30: Governo Federal x ONU
Nos bastidores, há uma troca de acusações sobre quem seria o responsável pelo incêndio
NOTÍCIAS
11/21/20251 min read


Na noite da última quinta-feira (20), representantes do Palácio do Planalto estavam preocupados em comunicar, de maneira reservada, que as primeiras indícios indicavam a culpa da ONU no incidente.
O organismo internacional teria permitido que delegados do pavilhão da Comunidade da África Oriental, uma das áreas afetadas pelo fogo, entrassem na Blue Zone com um forno micro-ondas que não é compatível com a rede elétrica local.
A ONU é responsável por toda a triagem dos credenciados para acessar a Blue Zone. Outra possibilidade em discussão é a falha em um gerador. A tensão já havia se manifestado na semana anterior, após a invasão de manifestantes brasileiros na área.
Naquela ocasião, houve uma troca de acusações nos bastidores, uma vez que a manifestação teve início em uma zona sob a supervisão do governo estadual, atravessou para uma área federal e culminou em um confronto com os seguranças da ONU na entrada da Blue Zone.
O episódio resultou em uma carta da ONU na quarta-feira, enviada ao governo, solicitando melhorias nas instalações da COP.
Nela, foram listadas reclamações que o órgão recebeu das delegações sobre a refrigeração insuficiente no local, vazamentos, inundações, escassez de água e preocupações com a segurança.
Para o governo, a atitude da ONU refletiu a mesma postura adotada durante a invasão da semana anterior, buscando apressar a atribuição de responsabilidades que deveriam ser suas.
A principal linha de investigação gira em torno do micro-ondas que não deveria ter sido introduzido na Blue Zone.
Fonte: CNN
A Bahia Fala
O portal que fala a sua língua.
Contato
Nosso e-mail
