CPMI do INSS faz primeira sessão hoje com requerimentos para convocar Lupi
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar fraude no INSS tem fila com 910 requerimentos
NOTÍCIAS
8/26/20251 min read


Começa nessa terça-feira (26) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar os desvios no INSS. A pauta já tem 910 requerimentos esperando para serem analisados pelos deputados e senadores.
Em maioria, as solicitações são para convocar pessoas envolvidas de alguma forma no escândalo que foi descoberto pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União (CGU), em abril. Quem for convocado tem a obrigação de comparecer.
Antônio Carlos Camilo Antunes, o "careca do INSS", teve 15 pedidos para ser ouvido pela CPMI, sendo o mais solicitado. Também foram pedidas análises das contas do investigado por parte do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), quebra de sigilo bancário e relação de entradas e saídas dele em órgãos de Brasília.
O ex-ministro do Trabalho e Previdência e também presidente do INSS durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, Ahmed Mohamad Oliveira Andrade, é o segundo nome com mais convocações: 13. O também ex-presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, é o 3°, com 12 requerimentos de convocação e 1 de convite.
Já o ex-ministro da Previdência Social do governo Lula, Carlos Lupi, é alvo de 11 pedidos de convocação, incluindo de uma parlamentar do mesmo partido dele, o PDT. Há ainda pedido de quebra de sigilo do aparelho celular e dos dados bancários de Lupi.
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados. Com informações do G1.
A Bahia Fala
O portal que fala a sua língua.
Contato
Nosso e-mail

