CNI critica proposta do governo

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) criticou a proposta do governo de corte dos incentivos fiscais

NOTÍCIAS

8/31/20251 min read

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) criticou a proposta do governo de corte dos incentivos fiscais, que pretende gerar uma economia de quase R$ 20 bilhões em 2026 e foi usada pela equipe econômica para fechar as contas do PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) recém-apresentado ao Congresso.

Em nota, a CNI afirmou que a medida provocará aumento da carga tributária e risco de perda de competitividade da indústria, lembrando dificuldades como o elevado custo de capital, levando em conta a Selic em 15% e o tarifaço imposto pelos EUA.

Na avaliação da CNI, o PLP 182/2025 só faria sentido se integrasse um "pacto amplo" de redução de gastos públicos, com "otimização e busca de maior eficiência" no orçamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

"O Brasil, que já conta com uma carga tributária elevada e complexa, enfrentaria um cenário ainda mais desafiador caso todos os incentivos fiscais sejam reduzidos", disse o presidente da entidade, Ricardo Alban, em nota.

"Para muitos setores, esses incentivos são essenciais para a manutenção da competitividade, especialmente em segmentos com margens de lucro estreitas ou que enfrentam concorrência internacional", completou Alban. Fonte: CNN