Caso de meningite meningocócica em Feira de Santana preocupa

A Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, confirmou um caso ativo de meningite meningocócica no município

NOTÍCIAS

12/16/20251 min read

A Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, confirmou um caso ativo de meningite meningocócica no município. A paciente é uma mulher de 37 anos, que está internada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a mulher apresenta quadro clínico estável e permanece sob acompanhamento da equipe médica. Assim que foi notificada sobre o caso, a secretaria informou que adotou todas as medidas previstas em protocolo, incluindo a administração de medicamentos preventivos em pessoas que tiveram contato próximo com a paciente, a fim de evitar novos casos da doença.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Verena Leal, explicou que a confirmação ocorreu após análise realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

“Encaminhamos a amostra do líquor, que é o líquido cefalorraquidiano, para o Lacen, que confirmou a doença. De imediato, foi realizada a profilaxia dos contactantes e o alinhamento com a equipe responsável pelo acompanhamento da paciente”, afirmou.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. São considerados casos suspeitos aqueles em que o paciente apresenta sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, manchas vermelhas na pele, rigidez na nuca, sonolência e convulsões. Fonte: g1