Água no pescoço: EUA enviam maior porta-aviões do mundo para o mar do Caribe

O envio do porta-aviões representa uma escalada na tensão entre os Estados Unidos e alguns países da América Latina, em especial a Venezuela

NOTÍCIAS

10/24/20251 min read

Tensão continua na América do Sul. Os Estados Unidos anunciaram, nesta sexta-feira (24), que vão enviar o porta-aviões Gerald R. Ford, o maior navio do tipo do mundo, para o mar do Caribe. Segundo o governo do presidente Donald Trump, a medida foi tomada seguindo as diretrizes para combater organizações criminosas transnacionais e combater o narcoterrorismo.

O envio do porta-aviões representa uma escalada na tensão entre os Estados Unidos e alguns países da América Latina, em especial a Venezuela. Na semana passada, Trump inclusive anunciou que autorizou operações da Agência Central de Inteligência (CIA) contra o ditador Nicolás Maduro da Venezuela.

De acordo com o porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, a presença reforçada da marinha americana amplia a capacidade dos Estados Unidos de “detectar, monitorar e desmantelar atividades e atores ilícitos” que comprometem a segurança interna. “Essas forças aprimoraram e ampliaram as capacidades existentes para desmantelar o tráfico de narcóticos e desmantelar as organizações terroristas transnacionais”, disse.