A balança da popularidade: Datafolha aponta o que os brasileiros acham do STF

58% dos brasileiros dizem ter vergonha dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), enquanto 30% falam em orgulho, segundo o instituto

NOTÍCIAS

6/28/20251 min read

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada ontem aponta que 58% dos brasileiros dizem ter vergonha dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), enquanto 30% falam em orgulho.

O levantamento entrevistou 2.004 pessoas, entre os dias 10 e 11 de junho, em 136 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa perguntou aos entrevistados se eles tinham "mais orgulho do que vergonha ou mais vergonha do que orgulho" de uma série de instituições, grupos e pessoas.

A vergonha da Suprema Corte é maior entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): 82%. Outros 12% se declararam orgulhosos dos 11 integrantes do STF.

Por outro lado, 52% dos apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizem sentir orgulho do STF, e 36% dizem ter vergonha. Outros 12% não souberam responder.

Entre os evangélicos, 66% dos entrevistados dizem ter vergonha dos magistrados e 22% dizem sentir orgulho.

Já entre os católicos, os que se dizem envergonhados somam 56% e os orgulhosos, 33%. Fonte: Datafolha e Folha de S. Paulo Imagem: UFOB